Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

01 julho 2010

“VISÃO TEOLÓGICA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS”

   
     A Visão Teológica das Questões Ambientais, está amparada na idéia primordial que todo o conjunto da vida do planeta terra e do universo inteiro é criação de um grande artista: Deus.E como toda obra de arte, a natureza precisa ser respeitada pelo menos por consideração ao artista que a criou.Quero ilustrar com uma pequena estória este tema, para uma melhor compreensão  e reflexão sobre a nossa postura e compromisso com questões tão sérias que dizem respeito a própria sobrevivência  humana:
        “Imaginemos um artista que pintou um belo quadro e deu de presente a um grande amigo. E este por sua vez colocou este quadro no melhor lugar de sua sala para ele e seus visitantes o contemplarem. Mas depois de uma pequena briga com seu amigo artista, por vingança destrói o quadro a facadas e o joga fora. Dias depois os dois refazem a amizade e em uma de suas visitas o autor do quadro pergunta ao seu  melhor amigo: Cadê o quadro que lhe dei de presente? Constrangido, envergonhado e triste ele responde que o destruiu por causa da briga. E o artista que fez o quadro decepcionado lhe diz: Que o quadro tinha sido a melhor obra que ele havia pintado, porque o fez pensando nos anos de amizade que os transformaram em irmãos.E os dois choraram abraçados...”
         E a partir desta pequena estória, podemos refletir que talvez uma das motivações que podem nos levar a um compromisso ambiental seja esta idéia: “Que cuidando, valorizando e preservando a natureza, estamos cuidando deste valioso presente que Deus nos deu”.Para concluir, quero presentear aqueles que abraçaram as causas ambientais com este pequeno ensaio poético:











 “OBRIGADA”

Quando contemplo
a beleza da natureza
vejo a grandeza da
Sabedoria de Deus.

Quando contemplo
os diversos tons
de verdes das matas
vejo tamanha
criatividade de Deus.

Quando contemplo
uma linda flor
vejo a imensidão
do amor de Deus.

O amor que gera a vida,
o amor que é criatividade,
o amor que é o mistério
da Trindade.

Quando contemplo
a beleza da natureza,
sinto o desejo de bater palmas
e dizer ao grande artista: Deus
parabéns ...
porém eu digo apenas:
obrigada...

Autora: Kátia Regina Corrêa Santos 
Escrito em: 12.02.1992

Um comentário:

  1. Percebemos esta Visão Teológica das questões ambientais em uma frase dita em uma entrevista sobre as questões ambientais dada pela ambientalista Marina Silva para a: Revista Graça - Revista da Fé Cristã -Ano 11 -Nº 123- páginas 08 e 09,endereço eletrônico: www.ongrace.com

    "...não há como dizer que amamos o Criador sem amar a Sua criação".(Marina Silva)


    Na obra:"Como fazer Educação Ambiental", do autor Vilmar Berna , Editora:Paulus,São Paulo,2001.Berna cita a Famosa carta do Cacique Seatle da Tribo Duwamish, do Estado de Washington escrita ao Presidente Franklin pierce dos Estados unidos, em 1855, na qual o cacique diz a seguinte frase:
    "...causar dano à terra é demonstrar desprezo pelo seu Criador".(Cacique Seatle)

    ResponderExcluir