Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

14 dezembro 2009

Uma aula de Educação Ambiental!



No dia 06/10 (terça-feira), nós professores, Tarcísio, Katia e Lina juntamente com os alunos da turma 101 da manhã demos início às atividades práticas do projeto de Educação Ambiental  'Ambientalistas da Escola  Rio Caeté' que tem como objetivo central buscar à integração da escola junto a comunidade e proporcionar condições para a formação da consciência ambiental e para a promoção de valores, atitudes e hábitos ligados ao uso responsável dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida e da educação. Assim descrevo a aula passeio realizada pelo grupo:

"Em nossa primeira atividade visitamos uma das nascentes do Rio Cereja localizada na EFAC. Lá os alunos aprenderam sobre a importância da preservação das nascentes (fonte de vida para os rios) e como o homem vem alterando de forma drástica este ambiente com desmatameto de mata ciliar, produção de carvão vegetal, açoreamento e contaminação química por ácido cianídrico( que causa diminuição do númerdo de peixes, devido o excesso de mandioca na água para amolecimento e posterior produção de farinha).

Saindo da propriedade da EFAC visitamos o igarapé conhecido como 'igarapé do tubo' na BR308 que está totalmente poluído por residuos sólidos e precisa ser limpo, pois é um local muito frequentado pela população da periferia de Bragança. Antes, os alunos fizeram a festa num igarapé bem próximo da nascente ( a montante do tubo, assim longe de contaminação). Encontramos também um esqueleto de animal numa área que foi destruida pelo fogo e levamos pro laboratório. Até brincamos dizendo que foi nosso achado arqueológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário