Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

05 outubro 2011

"EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL"


Obs: Imagem extraída do site: http://pfom-acordaconsciencia2.blogspot.com/



“A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL”


Durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Jornada Internacional de Educação Ambiental, realizada no “Fórum Global no Rio-Eco 92”, reafirma o compromisso crítico da Educação Ambiental no “ Tratado de Educação Ambiental Para As Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”. 

O Tratado, diz que a Educação Ambiental não é neutra, mas ideológica; é um ato político baseado em valores para a transformação social. O Tratado considera a Educação Ambiental para a sustentabilidade equitativa como “um processo de aprendizagem permanentemente, baseado no respeito a todas as formas de vida”. Tal Educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para preservação ecológica.

- As definições são muitas, mas o importante a ressaltar é que a Educação Ambiental se caracteriza por apresentar uma abordagem integradora e holística das questões ambientais.

- Somente em 1981, passado quinze anos de Tbilisi, sai o primeiro documento oficial brasileiro  sobre a Educação Ambiental: “ Projeto de Informações sobre Educação Ambiental”.

- Em 1988, a Constituição Federal define que a Educação Ambiental deve ser ofertada em todos os níveis, mas, na realidade, pouco se fez para incorporá-la ao currículo numa visão interdisciplinar.

- Em 1996, foram lançados pelo Ministério da Educação os “Parâmetros Curriculares”, os quais propõem que a Educação Ambiental seja discutida no currículo.

- Em 1997, foi sancionada a Lei Federal de Educação Ambiental, “LEI 9.795”, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. Esta Lei diz que a Educação Ambiental deve ser um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidade do processo educativo, em caráter formal e não formal (ART.13). Ou  seja, as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, com a participação e parceria de Escolas, Universidade e Empresas.

- Em 1999, foi sancionada a Lei estadual (Rio de Janeiro) de Educação Ambiental, “LEI 3.325”.


OS IMPACTOS AMBIENTAIS DOS CICLOS ECONÔMICOS DO BRASIL

A Expansão Colonial é a primeira responsável pela degradação ambiental no Brasil. A natureza foi ao mesmo tempo, meio e fim da exploração colonial, constituindo-se como um limite e potencialidade para a conquista e a invenção do Brasil. O Brasil foi criado como espaço de exploração ecológica e humana.

OS CICLOS DO BRASIL:

- CICLO ECONÔMICO: exploração do Pau-Brasil (explorava uma única espécie e não destruía toda a cobertura vegetal para se implantar).

- CICLO DA CANA DE AÇUCAR: em São Paulo (São Vicente) e em Pernambuco sob o comando de Duarte Coelho, destruição da Mata Atlântica, além da queima da floresta para as caldeiras.

- CICLO DO GADO: ampliou a colonização do Brasil, penetrando inicialmente pelo Rio São Francisco e depois se espalhando pelo país todo.

- CICLO DO OURO: final do século XVII (17) e século XVIII (18) a economia colonial brasileira esteve centrada na extração deste metal, nas minas descobertas pelos bandeirantes paulistas nos sertões de Minas Gerais.

- CICLO DO CAFÉ: final do século XIX (19) o café foi plantado inicialmente na Amazônia, mas se adaptou melhor no Sudeste. Usou-se a mesma lógica predatória de eliminar florestas para se fazer a lavoura e, assim que a terra dava sinais de esgotamento, eliminar mais florestas. A contribuição que o ciclo do café deu ao país, foi que a partir de sua riqueza se  processou o acúmulo de capitais necessário para o próximo ciclo: a industrialização.

- CICLO DA INDUSTRIALIZAÇÃO: aberturas de novas estradas e consumo cada vez maior dos recursos da natureza e inicio dos processos de poluição.


Obs: Informações retiradas do artigo: “Um pouco da História, Finalidade, Objetivos e Princípios da Educação Ambiental”, do autor: Prof. Msc. Roosevelt Fideles de Souza. E faz parte  da  sua Dissertação de Mestrado: “Uma experiência em Educação Ambiental: Formação de valores sócio-ambientais”, Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, 2003. Este artigo se encontra disponível no site: www.nima.puc-rio.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário