Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

04 agosto 2015

"CONSUMISMMO E MEIO AMBIENTE"


Obs: Imagem extraída do site: 
meioambientetecnico.blogspot.com


"CONSUMISMO E MEIO AMBIENTE"


O Brasil é o terceiro país que mais gera lixo - só estamos atrás dos Estados Unidos e da China. E de todo esse lixo só conseguimos reciclar 3%. O Papa Francisco, na sua Encíclica "LOUVADO SEJA", recentemente publicada, aborda o tema do meio ambiente ligando com a pobreza. Segundo estudos realizados por especialistas, estamos consumindo mais recursos do que o planeta consegue repor. E aí vem a pergunta: o que nós, eu e você, podemos e devemos fazer?


Consumir é ato natural: vivemos, logo consumismo. Faz parte da criação o ato de consumir. Homens, animais, plantas, todo ser vivo consome para sobreviver, seja recursos naturais, seja produtos manufaturados, estamos sempre consumindo. O problema é a intensidade desse consumo e as consequências negativas que traz para o meio ambiente, sendo  uma delas o LIXO. Em tal quesito nós, seres humanos, somos os vilões; estamos consumindo muito além das necessidades. Some-se a isso o fato que a  menor parcela da população, com maior poder aquisitivo, é quem mais contribui para o consumismo desenfreado.


O grande desafio é consumir o necessário, evitar exageros, aprender a consumir de forma consciente. O problema é de tal forma importante que constitui tema de Conferências da Organização das Nações Unidas, com consequentes compromissos firmados, e de reuniões dos países desenvolvidos, como o recente encontro do G-7, na Alemanha. Até o Papa se predispôs a abordar o tema! Provas da importância capital de lançar diretrizes para implementá-lo, a fim de chamar atenção para um problema urgente e global. Da mesma forma, neste espaço abordamos sempre direta ou indiretamente, a necessidade do consumo responsável, de se consumir somente o necessário, e não, em geral, tudo o que nosso dinheiro permite. 


Usar as coisas com cuidado para prolongar sua vida útil, usar até o fim para evitar o descarte precoce, reutilizar, reciclar, doar, evitar o consumismo, são atitudes que favorecem a saúde financeira e contribuem para o equilíbrio do planeta. A simples prática da doação - dar ao outro aquilo de que ele precisa e que tenho disponível, muitas vezes sem usar - já teria um impacto enorme no meio ambiente, diminuindo o lixo e eliminando a necessidade de compra daquele bem doado. Sem contar a alegria que gera naquele que doa e naquele que recebe.


A pobreza está nas esquinas e a poluição está batendo à  porta. Não podemos continuar indiferentes, vamos  começar aprendendo a consumir e a respeitar a natureza. Vale repetir e insistir nas três perguntas "mágicas" que  os gurus das finanças pessoais nos ensinam a fazer antes de ir às compras: "EU PRECISO?", "EU POSSO?", "TEM QUE SER GORA?". Pensar no outro, naquele que tem menos e precisa da nossa ajuda, ter cuidado com nossos rios, mares e florestas, faz parte, também, de um consumo consciente. Devemos hoje, não amanhã, assumir cada um sua responsabilidade na construção de um mundo melhor, sem pobreza e poluição.


Autor: MAGNUS DE CARVALHO (Cientista Contábil, Auditor e Professor)
Email: napontadolapis@cidadenova.org.br

Obs: Artigo extraído da Revista Cidade Nova, exemplar 591, ano LVII, Nº 7, julho de 2015, página 41.
Site da Revista Cidade Nova: www.cidadenova.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário