Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

24 setembro 2012

"VISITA A FAZENDA DA ESPERANÇA DOM ELISEU"


Os alunos do 1º ano do Ensino Médio Regular do turno da noite, turma 101, decidiram em sala de aula recolher alimentos não perecíveis e escrever cartas para os jovens que estão se recuperando das drogas na Fazenda da Esperança Dom Eliseu. E escolheram uma comissão de seis alunos para fazer a entrega dos alimentos e das cartas, detalhe especial ir de bicicleta até esta instituição, uma aventura à parte, pois foi escolhido o percurso que passa pelo IFPA e por dentro do aeroporto. A data da visita foi dia 22.09.2012, como no dia anterior foi o Dia da Árvore, deciram também levar duas mudas de Cedro e junto com uma frase do Salmo 148: "LOUVAI AO SENHOR NA TERRA...ÁRVORES FRUTÍFERAS E TODOS OS CEDROS..." (Salmo 148, 7-9). Então denominaram  esta visita a Fazenda da Esperança Dom Eliseu de uma ação social e ambiental !!!

A aventura de bicicleta foi uma boa diversão, na chegada fomos recebidos pelo voluntário Luciano que nos apresentou o grupo que está se recuperando na Fazenda da Esperança Dom Eliseu que agradeceram pelos alimentos, pelas cartas e pelas mudas de Cedro. Em seguida dispensou o grupo maior para irem para os seus diversos trabalhos e deixou três internos para responderem perguntas sobre esta Obra Social, além de contarem como funciona a recuperação e suas experiências de vida, um momento pra lá de solene, pois é o compartilhar a vida. Depois ficou apenas um dos internos responsável por levar o grupo de visitantes para conhecer as instalações e trabalhos que os internos desenvolvem durante a sua recuperação.

Dentre estes trabalhos estão: criação de coelhos, porcos, gado, galinhas e a parte de agricultura está relacionada  as plantações de açai, maracujá, banana, verduras e também  uma pequena padaria instalada à pouco tempo e que tem tido muito sucesso vendendo diversos tipos de salgados, doces e pizzas coisa de dar água na boca. E como niguém vive só de trabalho visitamos o campo de futebol, o campo de vôlei, a pequena academia de ginástica improvisada, onde os alunos do Rio Caeté se diverdiram e não queriam mais sair de lá e fomos também até a capela onde os internos rezam e assistem missa. Não dá pra contar tudo só indo lá pra ver  e constatar a maravilha deste belo trabalho social, no qual a recuperação dos dependentes de drogas tem como base o tripé: "ESPIRITUALIDADE, TRABALHO E CONVIVÊNCIA", no Brasil a Fazenda da Esperança tem 29 anos de existência com sede em Guaratinguetá, em Bragança do Pará tem 07 anos de existência.

Obs: Aqui neste blog estão algumas fotos desta visita a Fazenda da Esperança Dom Eliseu e para conhecer mais esta Obra Social visite:

www.fazenda.org.br
fazespbraganca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário