"NÃO SÓ A ESCOLA, MAS A FAMÍLIA PODE PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
Não quero fazer nem um discurso de convencimento, mas só quero lembrar os pais e responsáveis pela educação das crianças e adolescentes o quanto é importante educar pelo exemplo os pequeninos e os crescidinhos nas questões ambientais.
Às vezes são atitudes e ações bem pequenas, quase insignificantes que vão ter um efeito positivo no futuro, quando estes se tornarem adultos e dependendo de como foram educados podem se tornar cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis.
Para ilustrar as minhas simples argumentações gostaria de contar estes fatos:
Quando concluir a Especialização em Gestão Ambiental em 2010, fiz questão de fazer a dedicatória da minha monografia ao meu velho e amado pai: "João Ferreira dos Santos". Na minha dedicatória está escrito esta pequena história:
"Dedico este trabalho ao meu querido pai pelo seu amor a natureza, pois quando éramos crianças eu e meus dois irmãos, nos reuniu no quintal de casa e nos falou da importância das árvores e nos fez plantar e cuidar de nossas árvores. Nós escolhemos plantar mangueiras de três espécies, anos depois tivemos o privilégio de saborear seus frutos. Quando mudamos para outro bairro, vendemos a casa nos despedimos de nossas árvores e deixamos claro para o novo dono que elas seriam para sempre nossas e voltamos lá algumas vezes para visitá-las. Meu pai vai fazer 70 anos e até hoje continua a fazer mudas e a plantar árvores".
Este ano no dia 12.06.2012, papai fez 72 anos e ainda continua a fazer mudas e a plantar árvores, por isto resolvi falar da importância dos pais e responsáveis na promoção da Educação Ambiental, além compartilhar esta experiência com todos aqueles que são defensores desta causa tão nobre que é a Educação Ambiental.
Autora: Kátia Regina Corrêa Santos (Professora de Filosofia da Escola Rio Caeté)
Nenhum comentário:
Postar um comentário