Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

18 maio 2012

" O FILME AVATAR E A SUA MENSAGEM DE DEFESA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS"


Obs: Imagem extraída do site: pipocacambo.com


Obs: Imagem extraída do site: superwallpapers.com.br

Obs: Imagem extraída do site: bjc.uol.com.br


Obs: Imagem extraída do site: pipocamoderna.com.br


" O FILME AVATAR E A SUA MENSAGEM DE DEFESA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS"


O filme "AVATAR", demonstra com criatividade, inteligência e ousadia questões muito sérias e profundas sobre a problemática ambiental, particularmente vejo o filme como uma "semente", porque nele tem contida um conjunto de ideias que com certeza fizeram e vão fazer ainda a diferença no mundo do cinema e na sociedade como um todo. E vejo como atitude positiva a possibilidade de utilizar este meio cinematográfico para passar ideias, mensagens que podem frutificar nas mentes e nos corações e que podem ser transformar em atitudes, posturas e amor pelas causas ambientais e pela defesa da vida no planeta Terra.


O filme Avatar foi escrito e produzido por James Cameron, produção do ano de 2009, tem 2 horas e 55 minutos de duração, ganhou 02 Globos de Ouro e 03 Oscar (melhor fotografia, melhores efeitos especiais e melhor direção de arte), o estilo do filme é de ação e aventura e conta a estória de um militar paraplégico que é enviado como espião para planeta Pandora com a missão de explorar as riquezas, para isto ele adota um perfil dos nativos com o intuído de se infiltrar e ganhar a confiança destes nativos. No entanto, ao entrar em contato com a beleza da natureza do planeta, com a cultura dos nativos e conhecer uma das guerreiras deste povo, se apaixona e ficando dividido, precisando fazer uma escolha decisiva em sua vida entre fica do lado dos nativos e defender o planeta da destruíção ou ficar do lado de seus superiores donos de uma empresa que procura minerais raros para explorar. No filme vence o coração, ele opta por defender o planeta, para isto prepara e lidera uma estratégia de luta junto com os nativos e acaba vencendo os exploradores.


O FILME AVATAR E A SUA MENSAGEM DE DEFESA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS:


01- DESPERTAR PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS - o filme mostra muito bem a ambição desenfreada do seres humanos para explorar os recursos minerais sem levar em conta a destruição da riqueza da fauna e flora e da vida dos moradores deste planeta.


02- A DEPENDÊNCIA DA NATUREZA PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA - no filme revela este momento marcante da ligação forte entre os nativos e a natureza, sendo uma lição para compreendermos que nesta relação entre os seres humanos e a natureza, somos nós que precisamos da natureza para sobreviver e não o contrário.


03- CORAGEM NA LUTA PELA DEFESA AMBIENTAL - ao verem seu planeta sendo destruído os nativos tentam defendê-lo, esta lição de coragem vem daqueles que amam a natureza e são conscientes de sua importância para a sobrevivência de sua raça, mas sobre tudo são sensíveis as causas ambientais. Nesta batalha contra a metalidade capitalista e destruidora da natureza é preciso ter muita coragem, ousadia e amor.


04 - UNIÃO E PARCERIAS AMBIENTAIS - a união das diversas tribos na luta pela defesa do planeta Pandora no filme, mostra que também nos podemos viver esta experiência de união entre os diversos setores públicos, privados, ongs, empresas, grupos, entidades e sociedade em geral para juntarmos forças, parcerias na luta por uma causa tão nobre como defesa das causas ambientais que representa a defesa da vida no planeta terra.


05- ORGANIZAÇÃO NA DEFESA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS - no filme as estratégias de luta e organização que uni parceiros entre os nativos e utilizam das diversas armas possiveis para o sucesso da defesa ambiental e isto faz toda a diferença, pois acabam vencendo a batalha. E trazendo esta mensagem para a nossa realidade é necessário organização nesta luta pela defesa ambiental é preciso pensar global, mas agir local.


06- OBJETIVO COMUM: DEFESA DA VIDA - ter um objetivo comum nesta luta independente do que acreditamos é o mais importante e a defesa da vida que representa este objetivo comum a todos, principalmente a vida humana. Até agora os cientistas não encontraram outro planeta em todas as galáxias com todas as condições para o ser humano sobreviver, então precisamos tomar consciência que está em jogo a sobrevivência humana se não cuidarmos do planeta Terra. Se destruirmos este planeta Terra estamos destruíndo toda a possibilidade de continuidade da vida humana, por isto é preciso "cair a ficha" em nossas cabeças para compreendermos que é um ato de inteligência defender as causas ambientais, defender a vida em nosso planeta.


07- EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL - no filme os nativos tem uma profunda experiência espiritual com a natureza. E nós? O que mais precisamos para valorizar a natureza? A maioria da população do planeta se diz crer em Deus e o mais importante acreditam que a natureza é obra de Deus. Como nós podemos dizer que amamos a Deus se destruimos a obra maravilhosa de suas mãos,  a natureza no seu conjunto é o mais belo quadro que alguém poderia contemplar.... milhares de espécimes de árvores, de animais, de pássaros, de peixes, de flores.. milhares de lugares paradisíacos... que demonstram que existe uma sabedoria por trás desta obra maravilhosa...na qual tocamos o poder de Deus e uma profunda experiência espiritual extasiadora.... E o que mais queremos para valorizar a natureza? A maior motivação e a maior razão da luta pela defesa ambiental está justamente em acreditar que defendendo a natureza estamos demonstrando o nosso amor por Deus e valorizando a natureza como obra maravilhosa e grandiosa estamos de alguma forma reverênciando e honrando o artista que a criou.


08 - PODER DE ESCOLHA -  no filme percebe-se este poder de escolha do ator principal ao ficar dividido entre os seus superiores os donos da empresa exploradora de recursos minerais ou ficar do lado dos nativos e lutar com eles pela defesa do planeta Pandora, este escolhe os nativos. Dizem que a paixão é o que move os seres humanos na história e percebe-se esta paixão na vida de muitos dos grandes líderes da humanidade, como Jesus Cristo, Paulo de Tarso, Francisco de Assis, Chico Mendes e tantos outros que demonstraram este poder de escolha, arriscando sua própria vida por seus ideais. No filme esta paixão foi decisiva no momento crucial de escolher um dos lados. E isto me faz lembrar uma citação da Bíblia na qual Deus pede para o povo escolher: "Escolhe , pois a vida, para que vivas com a tua posteridade." (Deuteronômio 30,19).


09 - AMOR PELA NATUREZA - a filha do líder nativo, quando olha para a destruíção em seu planeta chora, choram também os nativos, mas choram porquê? Porque amam toda a vida de seu planeta. Será que é justamente isto que nos falta, amor pela vida de nosso planeta? Será que é isto que nos falta esta sensibilidade pelas causas ambientais? Será que o nosso coração endureceu ou cauterizou o nosso amor pela vida? Será que deixamos nos embriagar, alienar ou cegar com a mentalidade capitalista, consumista e egoísta que dominou o mundo? Então é preciso rever conceitos, práticas, posturas e atitudes em relação ao nosso planeta Terra, mas sei também que ainda não é tarde para uma mundança de vida comprometida com as causas ambientais.



Autora: Kátia Regina Corrêa Santos - Em: 18.05.2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário