Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA

" EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA RIO CAETÉ "
( BRAGANÇA - PARÁ - BRASIL )

08 abril 2012

"PROPOSTA DE SUGESTÃO DE UMA FILOSOFIA NORTEADORA DE AÇÃO PARA A ESCOLA RIO CAETÉ"


Obs: Imagem extraída do site:
 http://radioriocaete.blogspot.com

"PROPOSTA DE SUGESTÃO DE UMA FILOSOFIA NORTEADORA DE AÇÃO PARA A ESCOLA RIO CAETÉ"

Levamos em consideração que a maioria das escolas de Bragança-Pa, tem nomes dedicados em honra a algum personagem político, religioso ou da educação, mas sempre pessoas que já faleceram e meio a esta ideia, a Escola Rio Caeté se destaca pelo diferencial que é possuir um nome dedicado a um rio, o famoso Rio Caeté, cantado e recantado em versos.

E pensando em uma proposta para a "Filosofia da Escola", podemos ver as escolas salesianas que possuem uma educação voltada para as ideias de seu fundador Dom Bosco, imaginamos que uma escola como o Instituto Santa Terezinha deve possuir uma filosofia voltada para as ideias de amor, humildade e serviço tão defendidas pela pequena Tereza de Lisiéux. E a Escola Rio Caeté que rumos tomaria para construir sua Filosofia Escolar?

A partir da escolha do nome da Escola de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté, como podemos pensar numa "Filosofia" que exprima um direcionamento da forma de educar deste Estabelecimento de Ensino? Pensando nesta realidade o que podemos sugerir ou propor?

Para responder estas questões, refletimos e chegamos a um consenso, que pelo fato do nome da escola ser dedicado e inspirado em um rio que banha a cidade de Bragança e que tem muito haver com meio ambiente, com ecologia, com natureza, nos sugerimos que a Escola Rio Caeté deveria ter uma Filosofia voltada para as questões ambientais, que contribuisse com a formação de futuros cidadãos comprometidos com a defesa do meio ambiente.

E quando se fala em futuro, em projetos à longo e a curto prazo, poderíamos pensar longe e ousar dizer que uma Filosofia da Escola voltada para as questões ambientais teria grandes influências na formação dos alunos, pois se começarmos a ouvir estas ideias que são como "sementes", desde a 5ª, 6ª,7ª e 8ª série do Ensino Fundamental e depois no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, são praticamente 7 anos de estudo que um aluno passa na escola, não seria possível que algo sobre estas questões ambientais não ficasse em suas mentes e que não fosse servir para sua formação para o futuro cidadão de nossa cidade? Isto é pensar à longo prazo, isto é um desafio se abraçarmos esta causa da defesa das questões ambientais, como Filosofia da nossa querida Escola Rio Caeté.

Para fundamentar esta proposta de sugestão para uma Filosofia voltada para as questões ambientais, buscamos embasamento na maior lei do país: a Constituição Federal, que defende o meio ambiente em seu Capítulo VI, no Artigo 225:

"Artigo 225 -Todos tem direito ao ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
VI- Promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente" (Constituição Federal de 1988).

Pensando nesta realidade do compromisso ambiental tanto do poder público quanto da sociedade, principalmente das escolas públicas, acreditamos que esta proposta pode ser uma boa sugestão para a Escola Rio Caeté. E para concretizar esta proposta dentro da escola, fizemos uma lista de sugestões de ações e atividades, que podem ser desenvolvidas como forma de contribuir com a educação voltada para as questões ambientais:

-Desenvolver uma cultura de preservação ambiental
-Fazer um bosque na escola
-Pintar frases sobre o meio ambiente na blusa de uniforme dos alunos
-Pintar frases sobre o meio ambiente nas salas e corredores
-Festejar o Dia do Meio Ambiente (06 de junho)
-Ampliar o projeto do chicletário
-Colocar mais cestos de lixo na escola
-Projeto horta na escola
-Fechar parceria com a Cooperativa da coleta seletiva de lixo
-Sensibilizar os alunos a não jogarem lixo no chão
-Investir em cursos e projetos de reciclagem
-Criar um logotipo ambiental para a escola
-Mandar pintar o desenho do Rio Caeté no muro da escola
-Premiar a sala mais limpa
-Criar campanhas de preservação do ambiente escolar
-Investir em filmes e documentários ambientais para passarem para os alunos

Estas são apenas algumas pequenas sugestões, que podemos ser ampliadas ou até mesmo sugeridas novas ideias por outros alunos e professores que venham de encontro com a realidade desta escola, queremos lembrar que trabalhar as questões ambientais na escola chama também a um compromisso com a prática. No entanto a questão ambiental é uma causa que diz respeito a nossa própria sobrevivência e qualidade de vida no planeta Terra, porém uma causa que vale à pena se comprometer. 

E concluímos a nossa Proposta de Sugestão de uma Filosofia Norteadora de Ação para a Escola Rio Caeté com a frase do autor Joseph Nash, retirada do livro: "Viver bem para viver melhor", do autor Jaime Borras, Editora: Edições Paulinas,1984, página 13, na qual ele faz um alerta:

"A HUMANIDADE ESTA TÃO ESTREITAMENTE LIGADA AO MEIO AMBIENTE QUE AS PESSOAS SOMENTE, PODERÃO SOBREVIVER SE ESTE FOR PRESERVADO" (JOSEPH NASH).

Autores desta Proposta de sugestão para uma Filosofia Norteadora de Ação para a Escola Rio Caeté, foram alunos do 2º ano do Ensino Médio, Turma 201, turno da tarde, ano: 2008:

-Edvany Silva Lima
-Anderson Luis Cardoso da Costa
-Erica Tamara da Costa Assis
-Elizandra Camila Freitas Sousa
-Angelo Rogelho Brito da Silva
-Wemerson Procópio Saraiva

Obs: Esta proposta foi entregue na Escola Rio Caeté em 2008.